Paris rima com romantismo, cultura, sofisticação, historia e… crianças! Hein? Crianças? Sim, isso mesmo! Pouca gente sabe, mas Paris é uma cidade incrivel para a criançada. Todas as atrações consideradas “adultas” também podem ser muito divertidas para se fazer com crianças. E além do circuito basico, também tem varias atrações sob medida para os petits. Confiram:
DICA 1: Jardin des Plantes e seus museus de ciências naturais – O Jardin des Plantes é um grande jardim no 5ème arrondissement, onde se encontram importantes museus de ciências naturais tais como: a Grande Galeria da Evolução, a Galeria de Mineralogia e Geologia, o Museu de Palentologia além de um pequeno zoológico chamado de Ménagerie. A Grande Galeria da Evolução é sem duvida a atração mais famosa do Jardin des Plantes, mas outra atração bem bacana também e menos conhecida é o Museu de Palentologia. O 1° andar exibe esqueletos de diversas espécies de mamiferos e o 2° andar esqueletos de dinossauros.
No Jardin des Plantes, 5ème arrondissement

Galeria da Evolução

Esqueletos de dinossauros no Museu de Paleontologia
DICA 2: Cité des Sciences e Cité des Enfants – A Cité des Sciences et de l’Industrie é um enorme museu de ciência e tecnologia. Além das exposições temporarias, também espaços interativos com temas como a Ciência e Ficção, Energia, Imagens, Transporte, Evolução, Atualidades, Som, Matematica. Praticamente tudo é interativo, onde adultos e crianças aprendem se divertindo. A Cité também conta com um planetario, um submarino de verdade e um imenso cinema 3D (Géode).
A Cité fica no meio do Parque de la Villette, um lugar perfeito para um piquenique num dia agradavel e um passeio de barco. Não deixem de ir no Les Vents et Les Dunes, um parquinho gratuito super diferente, com brinquedos diferentes separados por idade. O meu conselho é: reserve um dia inteiro para conhecer o parque de la Vilette e a Cité porque vale a pena! Para os que apreciam musica, outro passeio interessante é o Museu da Musica que também fica no Parc de la Villette.
Cité des Sciences et de l’Industrie
No Parc de la Villette, no 19ème arrondissement

Cité des Sciences et de l'Industrie e a Géode (cinema 3D)

Brincadeira com agua na Cité des Enfants
DICA 3: Jardin d’Acclimatation – Para os dias de sol e temperatura agradavel, um passeio muito bacana é o Jardin d’Acclimatation, no Bois de Boulogne. Para chegar, o melhor é pegar o trenzinho a partir do metrô Porte Maillot, que te leva direto para dentro do parque. O Jardin d’Acclimatation é um grande jardim dentro do Bois de Boulogne, com diversas atrações para as crianças: um pequeno parque de diversões, aves, animais da fazenda, ursos, passeio de barco num riozinho, pula-pula, teatro de fantoches, brincadeiras com jatos de agua perfeitas para os dias de calor. A partir de 1 ano ja’ da’ para curtir bem o passeio, e a partir de 2 anos é melhor ainda, porque da’ para ir nos brinquedos do pequeno parque de diversões no interior do jardim. Em alguns trechos é permitido fazer piquenique no gramado.
Jardin d’Acclimatation
No Bois de Boulogne, acesso ao trenzinho que leva ao parque pela estação Les Sablons, linha 1

Trenzinho que chega

Barquinhos com controle remoto
DICA 4: Musée en Herbe – Sabendo incentivar a criança, qualquer museu é um passeio interessante para uma criança (conhecem a Caça ao Tesouro?). Por experiência propria digo que elas também adoram a arte moderna do Museu Georges Pompidou, com muito colorido e efeitos visuais. Mas quem tiver um tempinho sobrando sugiro a visita de um mini-museu de arte moderna, pouco conhecido, que tem como publico-alvo justamente os pequenos: o Musée en Herbe. O museu exibe exposições temporarias, em geral um artista de cada vez. As obras exibidas são visualmente interessantes para as crianças e ha’ varias obras interativas, onde as crianças podem tocar e brincar. Existe uma visita guiada em francês e também um “atelier de arte” proposto ao fim da visita. Gostamos muito do atelier! Ele dura 1h e a monitora propõe às crianças atividades relacionadas com o que foi visto na exposição. O atelier é também em francês. Caso a criança não fale francês, mas um dos acompanhantes fale, o atelier pode ser bem aproveitado também porque os adultos ficam na mesma sala com as crianças.
3ème arrondissement

Obras interativas

Atelier de arte com atividades relacionadas à exposição
DICA 5: Piquenique no parque – Ah, os parques! Na Europa ha’ tantos parques lindos que é por isso que eu sempre recomendo visitar Paris no fim da primavera ou no verão para poder aproveita-los, sobretudo se os pimpolhos estão juntos. Em Paris ha’ parques lindissimos em varios cantos da cidade, onde pode-se deixar a criançada correr à vontade, brincar nos playgrounds, admirar as flores, ver os patos no laguinho. E existe pausa mais gostosa para a familia reunida do que um piquenique num belo parque? Alguns dos meus parques preferidos para piquenique: Parc Montsouris (13ème), Parc Buttes-Chaumont (20ème), Parc Monceau (8ème), Parc André Citroën (15ème), Parc de la Villette (20ème) e Parc Floral (Bois de Vincennes).

Parc André Citroën e suas fontes para se refrescar no verão (em teoria é proibido se banhar nas fontes, mas quando esta' calor, ninguém se atreve interromper a diversão da garotada)
Nenhum comentário:
Postar um comentário