Wadowice situada no vale do rio Skawa, e foi fundada no século XIII, originalmente propriedade do Ducado de Oswiecin e incorporada a Polônia em 1564, conta com pontos importantes para visitação como a residência da família hoje transformada num pequeno museu, bem como os campos de Blonia, onde o Papa João Paulo II rezava as missas papais, os túmulos de seus pais no cemitério Rakowicki, e o palácio do arcebispado. Nas proximidades de Wadowice, os peregrinos poderão visitar Malopolska, o santuário e caminhos do Calvário de Kalwaria Zebrzydowska, Raciborowice, perto de Cracóvia, onde o jovem padre passava férias, e Niegowic, onde Karol Wojtyla começou a sua pregação religiosa.
Para além dos pontos citados, o local reúne inúmeros recantos onde Karol Wojtyla meditava, caminhava e estava em seus momentos de recolhimento.
Para visitar a casa do Papa João Paulo II em Wadowice, é preciso estar atento dado que os horários de visitação mudam conforme a estação do ano. A entrada é grátis, mas todos deixam algum donativo em dinheiro que são destinados a obras sociais da região. Também é possível encontrar no local uma lojinha muito aconchegante onde são vendidos objetos religiosos que ajudam a manter o museu aberto a visitações.
Wadowice, com certeza uma cidade que ficará marcada em sua memória para sempre, não só pelas belezas locais, mas essencialmente pela conexão com o Papa João Paulo II; na minha opinião um dos seres mais iluminados que este planeta Terra teve a felicidade de receber! Um homem inesquecível, não só pelo seu carácter, mas pelo bem que fez ao mundo!
Fonte: Bem Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário